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Perguntas frequentes (FAQ) sobre registro de domínio

Para ter um negócio na internet, o registro de domínio é o primeiro passo a ser dado. Ele será o endereço do seu site, loja virtual ou e-mail profissional. É a forma de assegurar a exclusividade sobre o uso da sua marca na internet, importante para que nenhuma outra marca faça isto primeiro e você perca a chance de utilizar o nome do seu negócio no seu site.

Escolher um nome definitivo para seu site não é apenas encontrar um domínio disponível para usar. Existem algumas coisas para levar em consideração na hora de pesquisar domínio e fazer o registro de domínio. São elas:

Tamanho. Ser curto, com até 3 palavras, no máximo.

Simples. Evite palavras grandes e difíceis de digitar.

Palavras-chave. Adicione palavras que tenham a ver com a sua área ou mercado de atuação. Por exemplo, se você vende cafés online em São Paulo (SP), tente algo como cafegostososp.com.br.

Evite números. Números são difíceis de lembrar e deixam tudo mais complicado.

Nome da marca. Registre um domínio que inclua o nome da sua marca para ter maior reconhecimento do seu público.

DNS ou Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), é um sistema que contém a lista de todos os domínios existentes na internet, atrelados a seus respectivos endereços de IPs. O DNS é encarregado de encontrar o IP respectivo daquele domínio e direcionar o acesso para o Site, Blog, Loja, entre outros, atrelados a ele.

Conheça as entradas:

Tipo “CNAME” – Entradas para redirecionamento, o “Destino” sempre é um domínio como “dominio.com.br”. Geralmente são utilizadas para criar entradas amigáveis para e-mail ou subdomínios como “loja.seudominio”, “imap.seudominio” entre outros.

Tipo “A” – A entrada de tipo ”A“ associa um domínio ao endereço IP de um servidor/internet. O “Destino” sempre será um número de endereço IP de um servidor/internet (por exemplo, 200.98.0.1).

Tipo “MX” – Essas entradas são as entradas para direcionamento de e-mails, sempre terão como “Destino” o servidor de e-mails do domínio (Ex: mx.dominio.com.br). Como vários registros MX podem ser definidos para um domínio, o campo “Prioridade” é usado para indicar o quão prioritário é aquele servidor (quanto menor o valor, maior a prioridade).

Tipo “NS” – Entradas que terão como destino os servidores DNS aos quais responderão pelo domínio e seus subdomínios. O valor sempre é um nome de servidor (Ex: ns1.ns1fonecta.com.br).

Tipo “TXT” ou “SPF” – Entradas que podem conter um texto, normalmente são usadas para declarar origem confiável de mensagem de e-mails ou verificação de domínio. Pode conter registros SPF utilizado para identificar quais servidores estão autorizados a enviar e-mails em nome do seu domínio.

Tipo “SRV” – Entrada que define um serviço, como hostname (nome de servidor) e porta para serviços como SIP (relacionado à VOIP) ou XMPP (utilizado por alguns sistemas de mensagens instantâneas), entre outras. 

Ao escolher seu domínio e efetuar a compra conosco, seu endereço na internet será registrado diretamente com os distribuidores nacionais ou internacionais e você poderá gerenciar o seu endereço virtual.

O registro de domínio tem validade de acordo com o período escolhido no momento da compra (1, 2, 5 ou 10 anos) podendo ser renovado ao final. Caso não seja renovado, seu domínio irá expirar e você terá mais alguns dias para renová-lo antes que ele seja congelado.

Quando seu domínio é congelado ele para de funcionar assim como todos os serviços associados (hospedagem, loja virtual, e-mail, etc.) e você será avisado por e-mail. Durante este período você ainda pode renová-lo a qualquer momento. Ao final desta etapa, não ocorrendo a renovação, o domínio é cancelado, você será avisado por e-mail e não poderá mais renová-lo.

Existem duas formas de renovar seus domínios registrados no Registro BR:

Renovação automática – Com ela ativada nós garantimos que, quando chegar a hora correta, seu domínio será renovado automaticamente e ele continuará sendo seu, sem correr riscos de que expire.

Renovação manual – Esta é feita manualmente, sendo necessário fazer o preenchimento dos dados do cartão de crédito ou gerando um boleto bancário para pagamento da renovação.

Todo domínio nacional (que possui a terminação .br) deve obrigatoriamente passar pelo consentimento da Registro.br, um órgão sem fins lucrativos, pertencente a agência NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

A Registro.br possui a administração de todos os domínios nacionais. Ao registrar seu domínio aqui na Fonecta, é possível realizar procedimentos administrativos diretamente em nosso painel do cliente, mas também é comum a necessidade de realizar outros procedimento no painel da Registro.br, como por exemplo, transferência de titularidade, alteração de provedor, entre outros.

Existem algumas regras pra registrar domínios nacionais:

Caracteres permitidos para um domínio: podem conter letras de “a” a “z”, números de “0” a “9”, hífen, e os caracteres acentuados “à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç”.

Caracteres não permitidos para um domínio: não pode conter somente números e nem iniciar ou terminar por hífen.

Tamanho mínimo e máximo de um domínio: de 2 a 26 caracteres, não incluindo a extensão.

Além disso domínios nacionais exigem certo requisito para ser registrado, como por exemplo, o titular precisa utilizar um documento CPF ou CNPJ válido no momento do registro.

Algumas extensões que precisam de um CPF ou CNPJ para registro: .com.br / .org.br / .art.br / .ong.br / .net.br / .adv.br / .edu.br / .tec.br

Cada gTLD tem um significado levemente diferente. Então, é sempre mais indicado escolher aquele que mais seja relevante para o seu tipo de site.

Extensões de domínio que terminam em .com são mais usados para fins comerciais, ainda que, ultimamente, eles estejam sendo usados também para propósitos mais gerais por conta da confiança implícita que transmitem. O .net foi originalmente usado por empresas de rede (como provedoras de serviços de internet), mas também servem a múltiplos propósitos.

A terminação .org ainda é amplamente usada por instituições de caridade, comunidades e organizações regionais. Já a extensão .info é voltada para sites com foco em informações gerais, como tutoriais, base de dados e wikis.

Com toda essa variedade de gTLDs, existe um limite para escolher o domínio certo. Não tem uma regra que diga que você deve usar um tipo de domínio específico, ou que um seja melhor do que o outro para o seu negócio. Pense nele como um guia de sugestões e não como algo obrigatório.